A Seleção passou pela fase de grupos sem facilidade: empate contra a Suíça, vitória suada diante da Costa Rica e missão mais tranquila contra a Sérvia. Nas oitavas, talvez, a melhor atuação: 2 a 0 para o México, de um time que parecia querer engatar. Mas parou nas quartas: contra a Bélgica, Courtois foi heroi, os destaques, como Neymar e Jesus, não brilharam, e nem mesmo o grande jogo de Miranda e Thiago Silva impediu a queda precoce.
A derrota para a França na final não apaga o brilho da Copa do Mundo da Croácia. Zlatko Dalic, auxiliado por Modric, o melhor jogador do torneio da escolha da Fifa, levou o país a uma decisão inédita. Venceu e convenceu, principalmente na primeira fase, com vitória icônica sobre a Argentina. No mata-mata, três prorrogações, muito coração e um Subasic iluminado nos pênaltis. Copa digna de recepção com festa no retorno para casa.
Muita badalação, mas um problema logo no início da caminhada. Antes da estreia, Lopetegui deixou o comando da seleção espanhola para assumir o Real Madrid. Hierro assumiu, levou o time às oitavas, mas saiu nos pênaltis para a Rússia.
Deschamps deixou o status de contestado para trás e conquistou o mundo. Com uma França sólida, de destaques individuais - como Griezmann, Kanté e Pogba - e alinhado jogo coletivo, o treinador passou por sete desafios de maneira invicta e levou a taça de maneira indiscutível. Um capítulo à parte para Mbappé: aos 19 anos, elevou o patamar no cenário do futebol mundial, terminou com quatro gols na conta e escolhido como jogador jovem da Copa.
O que falar da anfitriã? A Rússia deu ao país muitos motivos para sorrir. A goleada logo na estreia - 5 a 0 diante da Arábia Saudita - era só um aviso do que estava por vir. Classificação para as oitavas e a vaga na raça contra a Espanha. Nas quartas, prorrogação, mais uma vez no coração, e queda doída nos pênaltis diante da Croácia, mas com sorriso no rosto e sensação de dever cumprido.
Gols marcados: 169
Gols por jogo: 2,6
Cartões amarelos: 219
Cartões vermelhos: 4
- Bélgica: 16
- França: 14
- Croácia: 14
- Inglaterra: 12
- Rússia: 10